Faça aqui uma Denúncia Anônima!

Caro Funcionário, seja bem-vindo à Excom!

Você está começando a sua vida profissional na Excom e este manual irá facilitar sua adaptação à cultura, valores, atitudes e ao negócio da empresa. Ele deve ser lido em sua totalidade e, em caso de dúvidas, basta procurar o RH ou o seu Gerente para orientá-lo sobre os procedimentos, normas e códigos de conduta Excom.

Esperamos corresponder às suas expectativas e fazer com que você tenha prazer em trabalhar, sinta paixão pelo que faz e partilhe da nossa causa: quebrar paradigmas e construir uma empresa de consultoria internacional diferente. Esta causa pode ser traduzida também em atender nossos clientes com o compromisso permanente de alavancar o seu sucesso. Por isso tudo, o grande DNA da Excom é o relacionamento interno e externo.

Procuramos construir uma empresa aberta e transparente, na qual os funcionários podem se comportar com a mesma espontaneidade que tem fora da companhia; ou seja: que você possa ser você mesmo por aqui!

Nossa porta está sempre aberta para você!

Caso você precise conversar, tirar dúvidas ou saber mais sobre os nossos serviços, não hesite em nos procurar.

Temos certeza que toda a sua experiência profissional e a bagagem que acumulou durante sua vida, vai agregar muito no nosso dia-a-dia; por isso, mostre o que você tem de melhor!

Para lhe dar as boas vindas, você será convidado para o nosso programa de integração – ATITUDE EXCOM, que acontecerá na nossa sede.
Aguarde o convite!

Não pretendemos esgotar aqui a amplitude dos assuntos a serem conhecidos por você e sim oferecer o básico para a sua melhor adaptação. Sugerimos assim que você entre em nosso site www.excomrio.com.br para obter mais informações sobre o negócio da empresa e serviços oferecidos.

Seja bem-vindo à nossa Equipe e à nossa caminhada de sucesso.

Abraços,

Monteiro, Vernon, Júlio e Keila

Visão Geral da Excom

Conheça nossa empresa e saiba mais sobre nossa atuação no mercado de comércio internacional.

Fornecemos serviços de assessoria internacional e soluções operacionais para empresas que precisam fazer importação e exportação de cargas. Em todas as etapas destas operações priorizamos o atendimento e atuamos sempre lado a lado com nossos clientes, parceiros e equipe com o objetivo de gerar soluções adequadas às necessidades específicas de cada cliente para viabilizar seus negócios no comércio internacional.
Situada estrategicamente no Rio de Janeiro, próxima aos principais portos e aeroportos internacionais do Brasil, garantimos total segurança para cargas, agilidade no trâmite de documentos, eficiência na liberação aduaneira e no fechamento de câmbio, além de nos empenharmos continuamente na redução de custos e do transit-time.

Nossas principais áreas de atuação são:

  • Agenciamento de Carga Internacional
  • Liberação Aduaneira – Importação, Exportação e Regimes Especiais
  • Transporte Interno
  • Assessoria Aduaneira Completa
  • Assessoria Jurídica
  • Seguro Internacional de Cargas

Diante da complexidade da legislação no comércio internacional, nossa equipe da Excom conquistou notoriedade e excelência na prestação de serviços especiais para as áreas Médico-hospitalar e de Energia.

Além de assessorar tecnicamente as operações de importação e exportação através de um feedback contínuo, nos posicionamos junto aos nossos clientes, como um importante aliado estratégico que contribui para o crescimento e desenvolvimento dessas empresas de importação e exportação.

Missão

  • Viabilizar oportunidades de negócios no comércio global
  • Assessorar operações de importação exportação com ética e segurança
  • Operar com transparência nas relações com clientes e colaboradores
  • Construir  parcerias duradouras
  • Estar sempre lado a lado de nossos clientes e colaboradores.

Visão

Trabalhar lado a lado de nossos clientes, pois acreditamos na prosperidade de seus negócios. Nossa ações  são focadas em conduzir bem as negociações lado a lado de nossos clientes, parceiros e equipe.

Valores

  • Empenho
  • Agilidade
  • Ética
  • Segurança
  • Liderança
  • Eficiência

Iniciamos nossas operações em 2003, tendo na liderança sócios oriundos do mercado de comércio internacional que somaram suas experiências com o objetivo de suprir as carências deste setor e oferecer serviços qualificados com uma assessoria internacional completa, ágil e segura. Esta carência mercadológica e a necessidade de oferecer ao mercado de comércio exterior um atendimento diferenciado, personalizado e com boa relação custo/benefício impulsionaram a ideia de criar uma empresa inovadora e com soluções criativas.

Seus sócios, embora fossem jovens profissionais que atuavam no comércio internacional, já haviam realizado juntos, grandes operações em empresas diferentes. O relacionamento profissional gerou uma empatia pessoal e perceberam que seus métodos de trabalho tinham diversos pontos em comum. Possuíam o mesmo ideal quanto a prestação de serviços a importadores e exportadores. Em pouco tempo começaram a desenvolver a idéia de trabalhar juntos. Fundar a Excom foi algo natural. Durante cerca de 1 ano fizeram inúmeras pesquisas de mercado, detectando deficiências e características deste segmento e desenvolveram um sólido projeto no qual, ao longo do tempo, foram fortalecidos pontos fracos e incorporadas novas ideias.

O sucesso destas ideias e o rápido crescimento no mercado reforçam este projeto e consolidaram suas convicções. Em 2006 e 2007 a Excom recebeu os prêmios Top of Business Nacional e Internacional respectivamente, atestando essa excelência em oferecer aos clientes um serviço personalizado e eficiente.

Atualmente, a empresa conta com cerca de 35 colaboradores em seu quadro funcional, todos devidamente qualificados e conscientes da metodologia da empresa. Deste modo, é oferecido aos nossos clientes segurança, agilidade nas informações e profissionalismo.  Nossa meta é sempre facilitar ao máximo o seu dia-a-dia na logística do comercio exterior.

Seleção e Admissão

A Excom admite profissionais através de processo seletivo e não faz nenhum tipo de discriminação. O processo seletivo é baseado no perfil técnico definido pela área solicitante, alinhado com a missão, valores e atitudes que caracterizam o perfil da empresa.

A Excom não tem restrição quanto à admissão de parentes.

A EXCOM aceita admitir ex-funcionário, nas seguintes condições:

  • Não ter sido demitido por justa causa.
  • Consultar a área de RH sobre carência mínima estabelecida e recomendações contidas no relatório de Entrevista de Desligamento.
  • Não tenha tido ação em juízo contra a Empresa.
  • Participar do processo seletivo da EXCOM.
  • O funcionário só pode concorrer ao recrutamento interno, após 3 meses de empresa.
  • O funcionário é responsável por comunicar a seu superior imediato a intenção de participar do Recrutamento Interno.
  • Em condições de igualdade entre candidato interno e o externo, é dada prioridade ao candidato interno.
  • Um funcionário não pode concorrer a mais de um processo seletivo interno simultaneamente.
  • É garantida a permanência na área de origem ao funcionário não selecionado, continuando a executar normalmente suas atividades.
  • A transferência por Recrutamento Interno é definitiva, não havendo possibilidade de retorno.

Benefícios

A Excom oferece os seguintes benefícios para você:

Todos os funcionários terão direito ao Plano de Assistência médica e Odontológica assim como atendimento psicológico no ambiente de trabalho.

O VT que tem a particularidade de ser descontado 6% apenas dos dias trabalhados. Será responsabilidade da Excom o valor diário da condução básica ao percurso Residência x Trabalho.

O funcionário no momento de sua admissão terá a opção de escolha pelo vale refeição ou vale alimentação com  valor padrão para todos caso tenha uma carga horária superior a 6 horas diárias.

Nossa Infra-Estrutura básica aos nossos novos colaboradores são: Telefone, material de escritório, Computador e itens específicos para sua área, havendo a necessidade de algo mais, esse deverá se reportar ao seu gestor.

Plano de Cargos e Salários

O plano de salários da Excom é baseado em pesquisa de mercado e para cada cargo foram criados níveis de senioridade. A Excom oferece oportunidade de crescimento para todos os funcionários que demonstrarem alta performance.

Sinta-se à vontade para conversar com seu gestor sobre cursos para aprimorar sua técnica e comportamento.

Desenvolvimento Organizacional

A Excom desenvolveu uma metodologia própria para realizar avaliações.

A Avaliação de desempenho anual da Excom tem como objetivo premiar o desempenho dos colaboradores em relação às suas atividades, ao trabalho em equipe e ao cumprimento do código de conduta.

A Avaliação é feita através de uma Avaliação de Desempenho aplicada ao final de cada ano, no mês de Novembro. Esta Avaliação é feita pelos gestores diretos dos funcionários, objetivando o desenvolvimento dos nossos colaboradores através de um feedback sobre o seu desempenho e a construção de um PDI (Plano de Desenvolvimento Individual). Participam da Avaliação de Desempenho somente os colaboradores que cumpriram o período de 3 meses de treinamento e foram efetivados pelo Departamento Pessoal.

Os Gestores serão avaliados pela Diretoria quanto ao seu desempenho. Haverá a avaliação dos colaboradores quanto a clareza e objetividade do seu gestor em relação ao feedback dado.

Código de Conduta

A Excom valoriza as pessoas e o trabalho realizado em equipe sempre prezando pela harmonia e boa conduta.

É fundamental que o Funcionário Excom trabalhe com foco na Visão Corporativa e, para isso, deve cumprir as Metas dos Indicadores Estratégicos, estabelecidas para o seu Departamento pelo Planejamento Estratégico anual. Os Indicadores são mensurados mensalmente e avaliados pela Diretoria.  O Funcionário deverá alcançar a Meta proposta todos os meses e, nos casos em que não atinja, deverá fazer o Plano de Ação correspondente para detectar as possíveis causas.

O Cliente é a razão de ser da Excom e por isso deve ser ouvido sempre com atenção. Demonstre pró atividade na busca e resolução de problemas, acompanhando diariamente o desenvolvimento e a conclusão dos serviços solicitados. Todas as críticas, sugestões e elogios transmitidos pelo Cliente devem ser informados ao Gerente do seu Departamento, para que a Excom possa continuar a oferecer as melhores soluções em serviços e consultoria.

Nossos Parceiros são a continuação da qualidade do nosso serviço no território Nacional e Internacional, apoiando toda a logística do Cliente e nos trazendo informações diárias e atualizadas sobre o mercado, Cliente e Prospects. Manter um relacionamento transparente e educado com os nossos Parceiros faz parte do nosso dia-a-dia de trabalho.

A ausência do ambiente de trabalho para almoço, saída antecipada ou chegada postergada deve ser comunicada ao Gerente do Departamento ou ao colega de trabalho, para que o Departamento ou Setor não fique descoberto. Devidamente comunicado, o Gerente será responsável por coordenar as atividades de forma que a ausência do Funcionário não acarrete falta de informações, atrasos, insatisfações de Clientes e perdas para a Excom em geral.

A administração e organização do espaço individual de trabalho é dever de cada funcionário. Manter seu material e documentos em ordem contribui para a prevenção de possíveis perdas e/ou danos ao trabalho que está em andamento.

A limpeza não depende única e exclusivamente da copeira, cada funcionário é responsável por seu espaço de trabalho (baia ou mesa) aonde bebidas devem estar acondicionadas em garrafas e o consumo de alimentos sólidos está restrito a itens que não ofereçam risco de causarem danos aos equipamentos utilizados pelo colaborador. Caso ocorram acidentes acidentes causados por alimentos em qualquer equipamento da empresa fica o colaborador ciente que o mesmo será responsável pelo prejuízo causado.

Este local deve permanecer livre, ou seja, apenas clientes, fornecedores e outras pessoas (cujo acesso ao interior da empresa é vedado) podem aguardar na recepção. E como é um lugar de trânsito, contamos com o bom senso dos funcionários para manter a imagem da empresa, evitando conversarem alto neste local.

O trânsito na copa deve ser restrito ao consumo de água, hora do almoço (quando os funcionários estiverem aquecendo sua refeição no micro-ondas ou no forno elétrico) e no lanche da tarde (fruta distribuída pela empresa às 15h30), por favor evitar a aglomeração e conversas em tom alto.

Os banheiros são discriminados em masculino e feminino, por isso o seu uso deverá ser respeitado de acordo com a divisão, que está explícita nas placas indicativas fixadas em cada porta. A boa manutenção das condições de higiene dos banheiros não depende exclusivamente das funcionárias da limpeza e sim da forma de uso dos usuários.

As informações corporativas são de sigilo absoluto, sendo o Funcionário passível de julgamento legal quando responsável pela disseminação das mesmas.

O café-da-manhã pode ser consumido na empresa até 8h05 (na copa). É facultado aos funcionários trazerem comida e consumi-la na copa, apesar da empresa fornecer vale-refeição, porém a limpeza do espaço é de responsabilidade dos usuários durante o horário de almoço. Outras refeições somente serão permitidas caso haja autorização gerencial e não é permitido o consumo de refeições nas baias/mesas.

É proibido o consumo de bebidas alcoólicas no ambiente de trabalho e nos corredores do condomínio. O consumo de bebidas alcoólicas somente é permitido quando em eventos promovidos pela empresa.

É proibido o Fumo no ambiente de trabalho e nos corredores, garagens e pátio do condomínio.

Salvo a função que exige Uniforme, o Funcionário deve trajar roupas sociais no ambiente de trabalho. Para os homens recomenda-se o uso de calça jeans, calça de brim   e camisa social de segunda a quinta. Para as mulheres recomenda-se o uso de ternos, tailleurs, calças, camisas e vestidos sóbrios de segunda a quinta. Para ambos é obrigatório o uso de sapatos sociais ou sandálias discretas para as mulheres.

Às sextas-feiras e um dia antes de feriados são adotados o “Casual Day”, quando são liberadas , camisas polo, camisas sociais de manga curta, sapatênis e tênis. As atividades de Boy e Motoboy não seguem o “Casual Day”, pois estão na linha de frente do relacionamento Excom com os Clientes, Parceiros, Órgãos do Governo e Mercado e devem estar sempre Uniformizados a fim de que sejam identificados rapidamente pelos mesmos.

A conservação do Uniforme é de responsabilidade do Funcionário que deverá zelar pela boa aparência do mesmo mantendo-o sempre limpo e passado. Fica proibido qualquer tipo de vestimenta que tenha conotação política, religiosa e de time de qualquer natureza esportiva no ambiente de trabalho.

O telefone e o fax destinam-se à utilização única e exclusiva para tratar-se de assuntos profissionais relativos à empresa. Contamos com o bom senso dos nossos funcionários, na recepção de telefonemas particulares, para que não haja dispersão durante a execução das tarefas.

Esta ferramenta destina-se também ao uso exclusivo em serviço e a sua utilização para fins particulares deverá ser solicitada ao Gerente do departamento.

Estes equipamentos são para uso exclusivo da empresa e das atividades pertinentes ao trabalho. O uso com fins particulares deverá ser solicitado ao Gerente do departamento.

  • Desligue as impressoras e demais equipamentos de Informática e as luzes quando for o último a sair do ambiente de trabalho.
  • Desligue o seu computador e as luzes do seu Setor quando em horário de almoço e na ausência de outro colega de trabalho.
  • Feche as torneiras após o uso da Copa e Banheiros.

O funcionário tem o dever de se dirigir ao colega de trabalho de forma cordial e atenciosa, principalmente com aqueles que são novos na Excom, esclarecendo dúvidas e auxiliando na orientação quanto às normas e códigos de conduta. Durante o expediente de trabalho deve-se manter uma postura profissional, de seriedade e respeito, não comprometendo as atividades e o tempo do colega com problemas pessoais, queixas setoriais e boatos.

As visitas de cunho particular devem ser recebidas na recepção da Excom, salvo quando houver  comum interesse que a mesma conheça os ambientes e o funcionamento da Excom.

As visitas de cunho profissional devem ser recebidas preferencialmente na sala de reunião, salvo quando ela estiver ocupada ou quando a finalidade da visita consista em apuração de informações e ou atividades que somente se identifiquem no ambiente do departamento, setor ou estação de trabalho do colaborador.

São proibidas as conversas em tom alto ou gritos no interior da empresa pois é dever do funcionário zelar pelo silencio necessário para que se tenha condições adequadas de trabalho.

A empresa é dotada de Ponto Eletrônico para computar a carga horária dos colaboradores, conforme determina o § 2º, do Art. 74 da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho.

No ato da assinatura do contrato de trabalho o colaborador recebe um descritivo completo sobre o ponto eletrônico, onde o seu uso é explicado minuciosamente.

Vale frisar sobre os períodos pré-determinados das saídas para o intervalo de 1h de almoço:

  • Saída 11h – Retorno 12h
  • Saída 12h – Retorno 13h
  • Saída 13h – Retorno 14h

O colaborador deverá procurar o RH caso haja dúvidas em qualquer fase do ponto eletrônico, desde o horário de entrada até horário de saída das suas atividades laborais.

É dever do Funcionário comunicar ao RH, ou ao Gerente as infrações a este Código de Conduta.

Testemunhos

Grau de instrução

6%
Fundamental
50%
Médio
32%
Superior
12%
Pós-Graduação

Classe etária

até 25 anos 6%
de 26 a 34 anos 47%
de 35 a 44 anos 18%
a partir de 40 anos 29%
Acima de 55 anos 6%

Gênero

53%
Homens
47%
Mulheres

Gênero dos Gestores

29%
Homens
71%
Mulheres